terça-feira, 4 de junho de 2013

Laboratório de Ensino:

Século XXI e CTSA: ensino sustentável

O mundo vive atualmente a era da Pós-modernidade, onde a tecnologia se instalou e avança cada vez mais por meio do capitalismo. Ainda em fase de estudos, o uso benéfico ou maléfico das mídias para a educação ainda são explorados e analisados, porém, o que se observa é que a produção tecnológica tem gerado grande uso de energia e aumentado a quantidade de resíduos descartáveis.
O professor de Ciências e Biologia, mais do que usuário dos recursos midiáticos, precisa ensinar e orientar seus alunos para o uso consciente desses recursos, além da forma correta de manejá-los. Para começar, ele pode discutir com a turma sobre como a tecnologia pode gerar benefícios ao meio ambiente e contribuir para uma sociedade ambientalmente mais justa e economicamente viável.
Nas últimas décadas a preocupação com os impactos da atividade humana no meio ambiente aumentou. Os desastres ecológicos, a poluição e a ameaça do aquecimento global contribuíram para perceber que o crescimento econômico, o consumo de produtos industrializados e o aumento da população mundial não trazem só benefícios. Sabemos que a busca incessante pelo progresso, representada em parte pelo avanço econômico e tecnológico, também traz males ao planeta Terra.
A noção de "sustentabilidade" possibilita conceber a inovação de uma forma diferente, mais relacionada à possibilidade de aplicar os conhecimentos técnicos em prol do meio ambiente e de um modo de vida mais justo, que seja ao mesmo tempo, economicamente viável. O professor poderá levar o tema para sala de aula e ajudar seus alunos a ganharem uma visão informada e crítica sobre a relação entre inovação e sustentabilidade.
A orientação a ser passada aos alunos nas escolas deve expor a importância em relevar os conhecimentos teóricos expostos, mas o principal é fazê-los pensar sobre, que poderá ainda fazer uso de registros de suas ideias, argumentando-as. Além de um trabalho realizado em sala, o professor poderá ainda solicitar a turma que tragam materiais recicláveis para separação, contas de água ou de luz para análise e ainda, serem levados a ambientes públicos para analisarem se a cidade de modo geral, atende a práticas que estimulam a sustentabilidade coletiva. Essas são algumas sugestões de como elaborar uma aula diferente que promova a contextualização mais atual, esperamos ter ajudado.  


TENREIRO-VIEIRA, C. VIEIRA, R. M. Construção de Práticas Didático-Pedadógicas com orientação CTS: impacto de um programa de formação continuada de professores de ciências do ensino básico. Revista Ciência & Educação, v.11, n. 2, p. 191-211, 2005.

GONÇALVES, C. A. CARLETTO, N. R. Possibilidade Curriculares para o Desenvolvimento dos Valores da Sustentabilidade. Revista R.B.E.C.T., v. 3, n.3, p. 75-88, set./ dez. 2010.



Por: Igor Ruan
Revisado por: Prof. Marina Comerlatto da Rosa


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