Século XXI e CTSA: ensino sustentável
O mundo vive atualmente a era da Pós-modernidade,
onde a tecnologia se instalou e avança cada vez mais por meio do capitalismo.
Ainda em fase de estudos, o uso benéfico ou maléfico das mídias para a educação
ainda são explorados e analisados, porém, o que se observa é que a produção
tecnológica tem gerado grande uso de energia e aumentado a quantidade de
resíduos descartáveis.
O professor de Ciências e Biologia, mais do que
usuário dos recursos midiáticos, precisa ensinar e orientar seus alunos para o
uso consciente desses recursos, além da forma correta de manejá-los. Para
começar, ele pode discutir com a turma
sobre como a tecnologia pode gerar benefícios ao meio ambiente e contribuir
para uma sociedade ambientalmente mais justa e economicamente viável.
Nas últimas décadas a
preocupação com os impactos da atividade humana no meio ambiente aumentou. Os
desastres ecológicos, a poluição e a ameaça do aquecimento global contribuíram
para perceber que o crescimento econômico, o consumo de produtos
industrializados e o aumento da população mundial não trazem só benefícios.
Sabemos que a busca incessante pelo progresso, representada em parte pelo
avanço econômico e tecnológico, também traz males ao planeta Terra.
A noção de "sustentabilidade" possibilita conceber a inovação de uma forma
diferente, mais
relacionada à possibilidade de aplicar os conhecimentos técnicos em prol do
meio ambiente e de um modo de vida mais justo, que seja ao mesmo tempo,
economicamente viável. O professor poderá levar o tema para sala de aula e
ajudar seus alunos a ganharem uma visão informada e crítica sobre a relação
entre inovação e sustentabilidade.
A orientação a ser
passada aos alunos nas escolas deve expor a importância em relevar os
conhecimentos teóricos expostos, mas o principal é fazê-los pensar sobre, que
poderá ainda fazer uso de registros de suas ideias, argumentando-as. Além
de um trabalho realizado em sala, o professor poderá ainda solicitar a turma
que tragam materiais recicláveis para separação, contas de água ou de luz para
análise e ainda, serem levados a ambientes públicos para analisarem se a cidade
de modo geral, atende a práticas que estimulam a sustentabilidade coletiva. Essas
são algumas sugestões de como elaborar uma
aula diferente que promova a contextualização mais atual, esperamos ter
ajudado.
TENREIRO-VIEIRA, C. VIEIRA, R. M. Construção de
Práticas Didático-Pedadógicas com orientação CTS: impacto de um programa de
formação continuada de professores de ciências do ensino básico. Revista Ciência & Educação, v.11,
n. 2, p. 191-211, 2005.
GONÇALVES, C. A. CARLETTO, N. R. Possibilidade
Curriculares para o Desenvolvimento dos Valores da Sustentabilidade. Revista R.B.E.C.T., v. 3, n.3, p.
75-88, set./ dez. 2010.
Por: Igor Ruan
Revisado
por: Prof. Marina Comerlatto da Rosa
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