LABORATÓRIO DE ENSINO:
RECURSOS DIDÁTICOS AUDIOVISUAIS
RECURSOS DIDÁTICOS AUDIOVISUAIS
Várias são as habilidades a
serem desenvolvidas através das Ciências Naturais tais como a observação, o
levantamento de hipóteses, a análise, a síntese. No que concerne à observação o
uso de recursos diretos como as visitas ao meio ambiente são essenciais, porém
muitas vezes elas não são possíveis. Dessa forma o vídeo surge como um recurso
imprescindível quer com função motivadora, quer com função informativa com seus
atributos de máxima objetividade e de cópia de parte da realidade.
A utilização de vídeos nas
aulas de Ciências tem algumas funções como: motivar os alunos a aprenderem os
conteúdos trazidos nos vídeos e que são trabalhados nas aulas; diversificação
de metodologia, funcionando como atrativo e como alternativas ao método
tradicionalista; ilustrar a teoria trabalhada, dando uma idéia de maior
realidade aos assuntos; dentre outros.
Nas escolas públicas o
recurso audiovisual tem estado mais acessível, devido a disponibilização das
TVs – Pendrive, que ainda não são muito utilizadas, mas que servem bem para
auxiliar durante as aulas. O uso desse recurso serve para diversas funções,
além das acima citadas, explora a aprendizagem auditiva e visual, levando em
consideração a variedade dos ritmos de aprendizagem dos alunos.
O professor de Ciências
também poderá fazer uso de músicas, dependendo do assunto que estiver
trabalhando, conseguirá aliar a letra de determinadas músicas que contenham
semelhança com os assuntos, estimulando os alunos a pensarem, interpretarem e
refletirem sobre as letras trabalhadas.
Com o avanço das
tecnologias, a internet e os equipamentos telefônicos tem estado cada vez mais
presente no ambiente escolar, ficando cada vez mais difícil o controle indevido
da utilização dos mesmos. Para isso, o professor tem que inovar suas
metodologias e recursos didáticos de ensino, aproveitando a atenção que os
alunos estão dando aos aparelhos eletrônicos, e o uso de captura de imagens tem
sido a primeira forma de aproveitar essa interação tecnológica.
Segundo o especialista em
educação José Carlos Libâneo, antes de propor qualquer adoção tecnológica em sala de aula, é preciso,
primeiro, que os professores repensem como ajudar no desenvolvimento das
capacidades intelectuais dos estudantes por meio dos conteúdos de suas
disciplinas, neste caso, Ciências ou Biologia.
O mesmo autor afirma ainda que, as
características de todo bom professor precisam ser identificadas a partir de
sua base pedagógica. Não são as tecnologias digitais que as definem e nem
apenas as demandas da escola do futuro. O professor precisa identificar na
matéria as capacidades intelectuais (conceitos, ações mentais) mais importantes
a serem desenvolvidas e propor atividades e experiências que estimulem,
envolvam e melhorem a aprendizagem ativa e a compreensão dos alunos.
Apresentamos algumas
recomendações para o uso dos recursos audiovisuais nas aulas, como: análise do
filme previamente, das seqüências de slides antes dos alunos (caso o professor
utilize de material em ppt), a verificação dos equipamentos, as possíveis
alternativas do uso do vídeo (condizentes com os assuntos trabalhados), a
importância da apresentação teórica prévia do conteúdo a ser ministrado,
programação de atividades de discussão e análise do que foi apresentado após a
exposição do recurso audiovisual.
Por: Igor Ruan
Revisado por: Prof. Marina Comerlatto da Rosa
Por: Igor Ruan
Revisado por: Prof. Marina Comerlatto da Rosa
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