A disciplina de Laboratório de
Ensino, implantada nos quatro anos da graduação em Licenciatura em Ciências
Biológicas, tem por finalidade, a articulação dos conteúdos específicos da área
de Ciências e Biologia (Química, Astronomia, Parasitologia, Fisiologia,
Ecologia, Evolução, etc...) e sua adaptação em formas de ensino.
Para ensinar é necessário
didática, metodologia, a técnica do ensino, que difere da técnica que é o
conhecimento próprio específico das áreas biológicas. Chamamos de transposição
essa adaptação. Essas adaptações são importantes, pois todo professor deve ser
capaz de organizar os conteúdos de forma a facilitar o ensino e a aprendizagem
dos alunos, que em sua diversidade de aprendizagem e ritmos, devemos considerar
quando planejamos e montamos uma aula. Essa grande pluralidade cognitiva está
presente ao longo de todos os níveis escolares.
Os Laboratórios de Ensino (LEN)
possuem atuação interdisciplinar, pois devem fazer “amarrações” com o conhecimento
específico e o pedagógico, como já foi dito anteriormente, daí dos LENs serem
chamados também de disciplinas articuladoras. As disciplinas LEN não são nem
pedagógicas e nem específicas, são o meio termo, porque trabalham com ambos os
lados, são chamadas também de estruturantes, pois modelam o conhecimento
adquirido nas disciplinas de todo o curso, dentro das áreas de biologia e
ciências com a educação.
A princípio chamamos a atenção
para o seguinte ponto: essas disciplinas, os Laboratórios de Ensino, são
disciplinas importantíssimas dentro da licenciatura, não somente da nossa, mas
de todas, arriscando dizer até mesmo que são as disciplinas mais importantes,
pois instrumentalizarão todo o conhecimento adquirido, capacitando-nos para
exercer a principal função profissional do curso de Licenciatura: a docência, o
ser professor.
Como o objetivo maior de nosso
trabalho é auxiliá-los para que tenha sucesso no curso, ressaltamos que a
constante leitura comece a se tornar um hábito. Todo professor deve estar
estudando e se atualizando constantemente. Procurem ler os estudos mais
recentes de biologia e ciência (indicamos revistas como Ciência Hoje – muito boa – Scientific American: aula aberta - Super Interessante, Revista Galileu...), mas também fiquem ligados ao mundo da educação, que a cada dia se atualiza mais, e novas dificuldades surgem para que os professores enfrentem no mundo escolar (indicamos a Revista Nova Escola – assinatura barata e tem modelos de planos de aula – Revista Educação e Revista Ensino Superior), além de conhecerem um pouco mais sobre filosofia, sociologia e psicologia, áreas fundamentais para a boa prática docente e a bom trabalho com alunos. Em especial, indicamos o livro: “A Didática das Ciências” de Jean-Pierre Astolfi e Michel Develay[1]. Esse livro é excelente, e comentará a didática na perspectiva do ensino de ciências. Vocês poderão encontrá-lo na biblioteca da Universidade (se não tiver no Campus Uvaranas terá no Central).
recentes de biologia e ciência (indicamos revistas como Ciência Hoje – muito boa – Scientific American: aula aberta - Super Interessante, Revista Galileu...), mas também fiquem ligados ao mundo da educação, que a cada dia se atualiza mais, e novas dificuldades surgem para que os professores enfrentem no mundo escolar (indicamos a Revista Nova Escola – assinatura barata e tem modelos de planos de aula – Revista Educação e Revista Ensino Superior), além de conhecerem um pouco mais sobre filosofia, sociologia e psicologia, áreas fundamentais para a boa prática docente e a bom trabalho com alunos. Em especial, indicamos o livro: “A Didática das Ciências” de Jean-Pierre Astolfi e Michel Develay[1]. Esse livro é excelente, e comentará a didática na perspectiva do ensino de ciências. Vocês poderão encontrá-lo na biblioteca da Universidade (se não tiver no Campus Uvaranas terá no Central).
A princípio, esperamos ter
contribuído para esclarecimentos gerais, qualquer dúvida ou sugestão de
postagens indiquem nos comentários. Até a próxima.
[1] ASTOLFI, Jean-Pierre;
DEVELAY, Michel. A Didática das Ciências. 12ª ed. Campinas, SP:
Papirus. 1990
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