quinta-feira, 16 de maio de 2013

TECIDO CONJUNTIVO E TENDÕES



 Atividades como correr, andar, saltar, nadar, como são possíveis?
Graças a uma interrelação entre diversas estruturas corporais como ossos, músculos, articulações, ligamentos, tendões, vasos sanguíneos, nervos, etc. Todos esses constituintes possuem uma estrutura histológica específica.





    O que são os tendões? Qual a sua importância? Como é sua constituição histológica? Vamos relembrar a Anatomia e articulá-la à Histologia?



                         
  Fonte:http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/guia/tendinopatia-e-causada-pelo-excesso-de-uso-dos-tendoes-do-pe-e-tornozelo.html. 





                                    Fonte: http://www.cete.med.br/site/2012/07/30/tendinopatia-do-aquiles/. 

     Os tendões são cordões fibrosos que conectam os músculos aos ossos. Na imagem, observamos o tendão do Calcâneo (“tendão de Aquiles”), um dos mais importantes do corpo, pois liga os músculos posteriores da perna ao osso calcâneo e está envolvido em diversas atividades envolvendo movimento como andar, correr, saltar.



       Os tendões são formados essencialmente por tecido conjuntivo denso modelado. Mas o que é o Tecido Conjuntivo? De forma geral, pode-se dizer que a principal função deste tecido é estrutural, ou seja, ele preenche espaços, sustenta outros tecidos e estabelece a forma do corpo.

       O tecido conjuntivo é formado basicamente por células, fibras e substância fundamental. As células do tecido conjuntivo são principalmente os fibroblastos, macrófagos, mastócitos, plasmócitos, células adiposas e leucócitos. As fibras são polímeros de proteínas que formam estruturas muito alongadas que confere a elasticidade ao tecido. Os três principais tipos são as colágenas, reticulares e elásticas. A substância fundamental, juntamente com proteínas fibrosas, compõe a matriz extracelular.

      Vamos relembrar que existem duas classes de tecido conjuntivo propriamente dito: frouxo e denso.

    O tecido conjuntivo frouxo suporta estruturas sujeitas a atritos e pressões pequenas. É frequentemente encontrado envolvendo grupos de células musculares, epiteliais e em torno dos vasos sanguíneos, na hipoderme, membranas serosas e cavidades peritoneal e pleural. Vamos observar a imagem:






O tecido conjuntivo frouxo contém todos os elementos do tecido conjuntivo sem predominância de qualquer componente.
As células mais numerosas são fibroblastos e macrófagos.


Fonte:http://histologiafacil.blogspot.com.br/2012/08/tecido-conjuntivo.html#!/2012/08/tecido-conjuntivo.html






        Já o tecido conjuntivo denso oferece resistência e proteção aos tecidos. Comparativamente ao tecido conjuntivo frouxo possui menor número de células com predomínio de fibras colágenas. Quando as fibras colágenas são organizadas sem uma orientação definida, o tecido conjuntivo é denominado denso não-modelado. Veja a figura:



                                           

    Corte histológico de tecido conjuntivo denso não-modelado. As fibras colágenas não apresentam uma orientação definida. As fibras formam um arranjo em trama que confere maior resistência à tração em qualquer direção.



    O tecido conjuntivo denso modelado (que constitui os tendões) apresenta feixes de colágeno paralelos e alinhados aos fibroblastos. Os fibroblastos são as células mais comuns do tecido conjuntivo, responsáveis pela síntese de componentes da matriz extracelular, como as proteínas colágeno e elastina, além de outras moléculas: proteoglicanas, glicosaminoglicanas e glicoproteínas multiadesivas. As fibras colágenas são formadas pela proteína colágeno, a proteína mais abundante do organismo. Incluem mais de 20 tipos de proteínas diferentes.

     No tecido conjuntivo denso modelado, os fibroblastos orientam suas fibras de forma a conferir um arranjo que ofereça resistência a forças de tração em um determinado sentido.


      Os tendões são estruturas alongadas e cilíndricas que ligam os músculos estriados aos ossos. Assim, a função dos tendões impõe a necessidade de um arranjo específico das células e fibras do tecido conjuntivo. Vamos analisar um corte histológico de tecido conjuntivo denso modelado de tendão.




 Neste corte histológico longitudinal, podemos observar a disposição paralela das fibras de colágeno (FC) que preenchem os espaços entre os fibroblastos (F).










    Observamos que o tendão é formado por feixes densos e paralelos de colágeno com orientação fixa separados por pouca quantidade de substância fundamental. Os feixes de colágeno do tendão agregam-se em feixes maiores que são envolvidos por tecido conjuntivo frouxo com vasos sanguíneos e nervos.

       Agora é possível imaginar porque os tendões são formados essencialmente por tecido conjuntivo denso modelado! Por realizar a conexão entre os ossos e musculatura e auxiliar na movimentação, os tendões necessitam ser bastante resistentes à tração, ou seja, a realização de tarefas que envolvem movimentação ampla e força muscular.


REFERÊNCIAS:


JUNQUEIRA L. C.; CARNEIRO, J. Histologia Básica. 11ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004.




Acadêmicas: Ana Paula Chuproski e Karoline Vinturelli Felício

Corrigido por: Profª Dra. Michelli Dietrich M. Costa






2 comentários: