quinta-feira, 2 de maio de 2013

Zoologia


Zoologia

É o ramo da Biologia que estuda os animais sob todos os seus aspectos.

Didaticamente, a Zoologia pode ser dividida em Zoologia dos Invertebrados e Zoologia dos Vertebrados e, academicamente falando, há pesquisadores que se atêm a grupos específicos, como a Entomologia (estudo dos insetos) e Herpetologia (estudo de anfíbios e répteis). O estudo da Zoologia compreende um campo bastante amplo, podendo-se trabalhar tanto na área da Educação (Ensinos Fundamental, Médio e Superior) como também na área da Pesquisa Científica.


Como alguns exemplos na área de pesquisa tem-se:
Entomologia: é a ciência que estuda os insetos (Filo Arthropoda, Classe Insecta) sob todos os seus aspectos e suas relações com o homem, as plantas e os animais. O termo Entomologia é proveniente da união de dois radicais gregos “Entomon” = em tomos, partes, inseto e Logos = estudo.




Ictiologia: é a ciência que estuda os peixes (Filo Chordata, Superclasse Pisces). Trata-se de um estudo que está associado à área da Biologia Marinha, pois estuda os ecossistemas de água salgada, relaciona-se com a Limnologia (organismos dulcícolas) e, portanto, estuda as comunidades bióticas de água doce e, também, relaciona-se à Oceanologia, uma ciência multidisciplinar que estuda os oceanos sob os aspectos físico, químico, biológico e geológico.

Um ictiólogo pode estudar, através da Ecologia, a relação entre os peixes e o meio em que vivem; analisar o comportamento desses animais usando a Etologia, ou classificar as espécies utilizando as ferramentas que a Sistemática (Taxionomia) dispõe para permitir diferenciar a fauna marinha, como a forma e o colorido do corpo, escamas, características das nadadeiras e outras peculiaridades externas.



Ornitologia: é o ramo da Biologia dedicado aos estudos das aves (Filo Chordata, Classe Aves), no que se refere à sua distribuição nos continentes e suas características peculiares, classificando-as em espécies, gêneros e famílias. A Ornitologia tem na observação direta uma rica fonte de informações, embora se prevaleça também de técnicas e instrumentos modernos, como o anilhamento de aves, radar e radiotelemetria, além de contribuições feitas por amadores.




Herpetologia: é a área da zoologia que estuda espécies de anfíbios e répteis (Filo Chordata, Classes Amphibia e Reptilia), incluindo a fisiologia, a classificação, o comportamento, a paleontologia e os detalhes ecológicos de cada espécie. É um ramo da zoologia interessada em estudar animais pecilotérmicos (com “sangue frio”).




Malacologia: Os moluscos estão entre os animais invertebrados mais conhecidos de nossa fauna. Com espécies em abundância formam, além dos Artrópodes, o maior filo de invertebrados conhecido. São mais de 50.000 espécies vivas conhecidas e cerca de 35.000 fósseis, isso porque a concha mineral destes animais garantem um longo período de História Geológica. O ramo da Biologia que estuda esses ricos e diversificados animais é a Malacologia, cujos estudos incluem a fisiologia, a taxonomia e a ecologia destes seres vivos, que podem ser encontrados no mar, na água doce e na terra. Além disso, essa rica área de estudo também compreende a Conquiologia, que é o estudo de conchas de ostras (Moluscos Bivalves), e também uma interessante área da Zoologia Aplicada, a nível industrial, como é o caso da Ostreicultura (cultivo de ostras), da Maricultura (cultivo de mariscos) e da Helicicultura (criação de “escargots”).



Helmintologia é o conjunto de conhecimentos sobre animais endoparasitos que recebem a denominação geral de helmintos (ou vermes). Estes pertencem a vários grupos zoológicos. A reunião de animais parasitos de grupos zoológicos diversos em um só ramo de estudo é justificada pelo habitat e pela aproximação de caracteres originários de uma evolução convergente motivada pelo endoparasitismo. Os principais filos são: Platyhelminthes (“solitárias”) e Nemathelminthes (“lombrigas”).




Mastozoologia. Também conhecida como Mamalogia, é uma ciência, ramo da Zoologia, que estuda os animais mamíferos. O campo de atuação do mastozoólogo vai desde a pesquisa básica até o trabalho técnico aplicado. Essa pesquisa pode envolver diversos campos do conhecimento, como sistemática, ecologia, comportamento, morfologia, fisiologia, parasitologia, genética, evolução, paleontologia, dentre outros. Uma área bastante importante é a que estuda os mamíferos aquáticos, principalmente os marinhos, no que se refere à preservação de baleias e golfinhos (Cetáceos).








Postado por: Karine Ferraz Sperling e Renata H. Parrino.


Revisado por: Professor Ricardo Almeida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário