segunda-feira, 20 de maio de 2013

Química


Equilíbrio Químico:


Esse conteúdo será visto tanto nas aulas teóricas quanto nas práticas. É um assunto que demanda tempo de estudo e atenção. Hoje vou passar para vocês alguns conceitos e exemplos sobre o deslocamento de equilíbrio químico.
Todos os processos que ocorrem em um sistema isolado (onde não ocorre troca de matéria ou de energia com as vizinhanças) atingem um estado de equilíbrio. No estado de equilíbrio, as propriedades macroscópicas do sistema (pressão, temperatura, volume, coloração, etc) permanecem  inalteradas com o tempo.
Equilíbrios químicos são sempre dinâmicos. Quando se diz que um sistema atingiu o equilíbrio, não se quer sugerir que toda transformação foi interrompida ou completada. Ao invés disso, as reações direta e inversa continuam ocorrendo, porém estas reações estão ocorrendo com velocidades iguais.
Henry Louis de Le Chatelier, cientista francês, enunciou o princípio geral do deslocamento de equilíbrios químicos: “ Quando uma força atua sobre um sistema em equilíbrio químico, este se desloca no sentido de anular a força aplicada”. É o princípio de Le Chatelier da fuga ante a força. A concentração, a pressão e a temperatura são as forças que atuam sobre os equilíbrios químicos. Os estudos de equilíbrio se farão em função da concentração, fato que indiretamente comprova a existência do equilíbrio.
- Quando se aumenta a concentração de um dos componentes do equilíbrio, este se desloca no sentido de consumir o reagente adicionado.
- Quando se diminui a concentração de um dos componentes do equilíbrio, este se desloca para repor o componente retirado.
Um dos equilíbrios que é mais utilizado para demonstrações é representado pela reação:
FeCl3 + 3 NH4SCN  Fe(SCN)3 + 3NH4Cl
Porque o Fe(SCN)3 é um sal solúvel de cor vermelha característica. É fácil concluir que, deslocando-se o equilíbrio para a direita, ocorrerá uma intensificação na cor vermelho sangue do meio e vice-versa.
Outro equilíbrio bastante interessante é o que ocorre com os cromatos (soluções amarelas) e os dicromatos (soluções alaranjadas), em solução aquosa. Dissolvendo-se uma certa quantidade de dicromato de potássio em água, ocorrerá a dissolução do sal.
K2Cr2O7      2K+ + Cr2O7-
O ânion Cr2O72- e a água entram em equilíbrio:
Cr2O72-  + H2O        2CrO42-  + 2H+
                          Alaranjado                           Amarelo
Deslocando-se o equilíbrio para a direita, o meio tornar-se-á amarelo e para a esquerda, alaranjado.

Então é isso pessoal. No youtube tem um vídeo sobre equilíbrio, é para vestibular mas pode ajudar, http://www.youtube.com/watch?v=prR7y_-uni4
Espero ter ajudado, qualquer coisa estou aqui para tirar as dúvidas de vocês. Bons estudos!

Bibliografia:
PIMENTEL, G.C. e SPRATLEY, R.D, Química: um Tratamento Moderno, São Paulo: Ed. Edguard  Blücher, 1974, p 69-79
OLIVEIRA, E. A., Aulas Práticas de química, 2 ed. São Paulo: Ed. Moderna, 1986; p 172-174.



Autora: Priscila Nunes – 4º ano-Biologia
Corrigido por: Prof:  Eliane May de Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário