quarta-feira, 29 de maio de 2013

LABORATÓRIO DE ENSINO:

RECURSOS DIDÁTICOS AUDIOVISUAIS

Várias são as habilidades a serem desenvolvidas através das Ciências Naturais tais como a observação, o levantamento de hipóteses, a análise, a síntese. No que concerne à observação o uso de recursos diretos como as visitas ao meio ambiente são essenciais, porém muitas vezes elas não são possíveis. Dessa forma o vídeo surge como um recurso imprescindível quer com função motivadora, quer com função informativa com seus atributos de máxima objetividade e de cópia de parte da realidade.
A utilização de vídeos nas aulas de Ciências tem algumas funções como: motivar os alunos a aprenderem os conteúdos trazidos nos vídeos e que são trabalhados nas aulas; diversificação de metodologia, funcionando como atrativo e como alternativas ao método tradicionalista; ilustrar a teoria trabalhada, dando uma idéia de maior realidade aos assuntos; dentre outros.
Nas escolas públicas o recurso audiovisual tem estado mais acessível, devido a disponibilização das TVs – Pendrive, que ainda não são muito utilizadas, mas que servem bem para auxiliar durante as aulas. O uso desse recurso serve para diversas funções, além das acima citadas, explora a aprendizagem auditiva e visual, levando em consideração a variedade dos ritmos de aprendizagem dos alunos.
O professor de Ciências também poderá fazer uso de músicas, dependendo do assunto que estiver trabalhando, conseguirá aliar a letra de determinadas músicas que contenham semelhança com os assuntos, estimulando os alunos a pensarem, interpretarem e refletirem sobre as letras trabalhadas.
Com o avanço das tecnologias, a internet e os equipamentos telefônicos tem estado cada vez mais presente no ambiente escolar, ficando cada vez mais difícil o controle indevido da utilização dos mesmos. Para isso, o professor tem que inovar suas metodologias e recursos didáticos de ensino, aproveitando a atenção que os alunos estão dando aos aparelhos eletrônicos, e o uso de captura de imagens tem sido a primeira forma de aproveitar essa interação tecnológica.
Segundo o especialista em educação José Carlos Libâneo, antes de propor qualquer adoção tecnológica em sala de aula, é preciso, primeiro, que os professores repensem como ajudar no desenvolvimento das capacidades intelectuais dos estudantes por meio dos conteúdos de suas disciplinas, neste caso, Ciências ou Biologia. 
O mesmo autor afirma ainda que, as características de todo bom professor precisam ser identificadas a partir de sua base pedagógica. Não são as tecnologias digitais que as definem e nem apenas as demandas da escola do futuro. O professor precisa identificar na matéria as capacidades intelectuais (conceitos, ações mentais) mais importantes a serem desenvolvidas e propor atividades e experiências que estimulem, envolvam e melhorem a aprendizagem ativa e a compreensão dos alunos.

Apresentamos algumas recomendações para o uso dos recursos audiovisuais nas aulas, como: análise do filme previamente, das seqüências de slides antes dos alunos (caso o professor utilize de material em ppt), a verificação dos equipamentos, as possíveis alternativas do uso do vídeo (condizentes com os assuntos trabalhados), a importância da apresentação teórica prévia do conteúdo a ser ministrado, programação de atividades de discussão e análise do que foi apresentado após a exposição do recurso audiovisual.

Por: Igor Ruan
Revisado por: Prof. Marina Comerlatto da Rosa

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