sábado, 27 de abril de 2013

Motive-se \o/


Motivação e incentivação em física:

Libâneo (1994, p.110) destaca que o incentivo ao estudo é o conjunto de estímulos que despertam nos alunos a sua motivação para aprender, de forma que as suas necessidades, interesses, desejos, sejam voltadas para as tarefas de estudo." Segundo o autor, todas as nossas ações são orientadas de acordo com as necessidades que demarcamos em nossas vidas, ou seja, os nossos objetivos. A motivação por sua vez, é o conjunto de forças internas (direcionadas pela inteligência) que impulsionam o nosso comportamento para a realização desses objetivos. As forças internas são dependentes das forças externas (ambiente social: escola, família, amigos, entre outros), pois elas modificam a direção da nossa motivação, de modo que se conclua a realização desses objetivos.
O incentivo é externo, ou seja, na sala de aula, depende do professor em incentivar o seu aluno pela temática. Já a motivação é interna, sendo dependente dos interesses dos alunos, suas vontades e preferências pessoais.
Como alunos precisamos saber os objetivos e a contextualização  da aula que será ministrada pelo professor, para que transformemos tais objetivos de estudo em pessoais.
            A partir do assunto explicitado anteriormente, em física, para nos sentirmos incentivados, precisamos conhecer o porque e como estudar a matéria:
·         O porque: analisando em termos gerais a biologia está intimamente relacionada com a física, esse conhecimento tornou-se indispensável na formação crítica científica e que permite ao indivíduo analisar e interpretar os fatos, fenômenos e processos naturais, bem como, situando e dimensionando a interação do ser humano com a natureza. Por exemplo: utilizando a física conhecemos como os fluidos corporais se comportam, como ocorre  propagação do impulso nervoso em sinapse, podemos através de voltímetros medir diferenças de potenciais de membrana, saber como o golfinho utiliza a ecolocalização,  entre outros. Levando em consideração que seremos futuros professores, devemos aprender física, para quando lecionarmos no ensino fundamental saibamos mediar esses conhecimentos com os alunos, promovendo então, a investigação,a pesquisa e principalmente o senso crítico dos conhecimentos físicos nos nossos futuros alunos.

·         Como: no decorrer do curso, é necessário prestar a atenção nas aulas e indispensável a anotação de conceitos importantes. Regularmente é recomendado que se faça alguns exercícios, para a fixação do conteúdo.  É preciso estudar além do que visto em aula com o auxilio de leituras complementares recomendado pelo professor (bibliografia), vídeos e artigos da internet, sempre buscando curiosidades e notícias, desenvolvendo o senso crítico científico.   

Referência:
 LIBÂNEO, J.C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. p. 110-115.

Por: Thami Ribeiro e Jordana Oliveira
Corrigido pelo Prof Julio Flemming

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