sábado, 27 de abril de 2013


Anatomia Humana

Olá, calouros!

Estamos mais uma vez aqui para um novo contato com vocês. Desta vez vamos conversar um pouco sobre a nossa linda anatomia.
Acreditamos que vocês já realizaram alguma avaliação e esperamos que tenham se saído bem! Muitos devem ter se assustado com esses primeiros contatos com a matéria e com a quantidade de nomes e termos a serem aprendidos. Porém, devemos entender que anatomia é uma ciência importantíssima, pois é uma base para outros saberes que aprenderemos posteriormente. Além de ser fascinante, pois faz parte de nós. Passamos a entender e enxergar as nossas vidas de uma maneira diferente.

Gostaríamos também de comentar aqui sobre os estudos relacionados a matéria. Como vocês já devem ter percebido, não dá pra estudar somente um dia antes da prova como estávamos acostumados a fazer no ensino médio. Aconselhamos vocês a sempre que tiver prova, agendar um horário antecipadamente com o técnico do laboratório para vocês estudarem com os modelos mesmo, pois fica muito mais fácil aprender assim.

Bom, além dos estudos, temos que pensar um pouco sobre os corpos que estão no laboratório. Esta na lei que: São pessoas indigentes, que o corpo não foi procurado em 30 dias e sempre será homem.  
Também devemos tomar cuidados com a higiene. Usar jaleco ao entrar no laboratório e luvas ao manipular um cadáver. Lavar as mãos ao sair. Se necessário, usar máscara, devido ao cheiro.
Agora, temos uma citação muito forte e importante que vocês devem sempre lembrar.

"Ao te curvares com a rígida lâmina de teu bisturi sobre o cadáver desconhecido, lembra-te que este corpo nasceu do amor de duas almas, cresceu embalado pela fé e pela esperança daquela que em seu seio o agasalhou. Sorriu e sonhou os mesmos sonhos das crianças e dos jovens. Por certo amou e foi amado, esperou e acalentou um amanhã feliz e sentiu saudades dos outros que partiram. Agora jaz na fria lousa, sem que por ele se tivesse derramado uma lágrima sequer, sem que tivesse uma só prece. Seu nome, só Deus sabe. Mas o destino inexorável deu-lhe o poder e a grandeza de servir à humanidade. A humanidade que por ele passou indiferente" 
                                                                                            Ao cadáver, respeito e agradecimento (Rokitansky, 1876).

Bons estudos, galera! Quando tiverem dúvidas, não tenham vergonha de perguntar, estamos aqui para ajudar.

Até a próxima!

Por: Geovanna Ambrosio e Jessica Fernandes
Corrigido pelo Prof. Me. José Fabiano Costa Justus 

Nenhum comentário:

Postar um comentário